quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Contaminação Subliminar - Na Propaganda

Existem muitos tipos de Propaganda Subliminar


A) Subliminar Ambiental: Mídia Exterior

Pois enquanto a visão fóvica consciente foca o nome legível em letras garrafais do estabelecimento comercial ou simplesmente dirigimos nosso carro concentrados , passa despercebido o fundo, o ruído, a poluição visual indiferenciada, entrópida dos outdoors e placas captadas pela visão periférica, o fundo subliminar dos anunciantes. Mesmo a colocação dos outdoors podem ser estratégicamente planejada.


Outdoor com Subliminar embutido

Este é um exemplo clássico de subliminar embutido, se olharmos atentamente para o painel não vamos conseguir visualizar nada, porque? Porque a mensagem não é para ser captada a nível consciente mas sim a nível inconsciente, somente o nosso cérebro é capaz de absorver esta mensagem sem que venhamos a perceber. Preste atenção na cerveja que está sendo despejada no copo, é difícil de visualizar alguma coisa, vamos dar um zoom para ver mais de perto.



Está conseguindo enxergar alguma coisa, ainda não! É a imagem de um casal que está nú, se abraçando, do lado direito a imagem de uma mulher ruiva  de frente com os seios a vista. Por incrível que pareça, esta imagem é captada pelo nosso cérebro e armazenado. O sexo mais uma vez é associado com a cerveja passando a mensagem de prazer.















B) Subliminar Eletrônico: Merchandising

O Subliminar tem seu potencial melhor aproveitado quando inserido dentro da programação normal do que nos intervalos comerciais, burlando assim, os mecanismos de desfesa do consumidor. O Merchandising, como é conhecida esta técnica subliminar, tem sido constantemente usada pela  Coca-Cola em filmes. Um exemplo seria o filme Blade Runner de 1982 que se enquadra na categoria subliminar. Todo o quadro é preenchido por uma poluição visual urbana com dezenas de anúncios, nunca focalizados plenamente graças ao timing rápido das mudanças de enquadramento, movimento ágil da câmera focando os atores em ação e a edição com rápidos e frequentes cortes nervosos que estonteiam, como um vídeo clipe. O cenário fundo subliminar é imperceptível graças à edição veloz .

Não há tempo de efetuar uma varredura fóvica pela tela. Assim, o espectador focaliza os atores e deixa-se envolver pela trama narrativa, enquanto sua visão periférica recebe subliminarmente as dúzias de anúncios que pagaram o filme. O Merchandising pode ser definido como toda a inserção comercial em shows, novelas, filmes e eventos, porém não é um comercial direto do produto.

Quem não se lembra de já ter visto em alguma novela um personagem bebendo aquela cerveja cujo rótulo e marca aparecem claramente na imagem ou então em uma partida de futebol você notar a existência de várias placas colocadas ao longo do campo exibindo marcas ou nomes de produtos. Inserido em histórias como filmes ou novelas, quanto menos aparece o produto, melhor é o resultado do merchandising. Basta que se perceba a sua presença.

NOVELA


ESPORTES


Uma das maiores provas de que o subliminar dá resultado, são as empresas que investem milhões em publicidade subliminar, o logotipo é veiculado no fundo, nas placas, nas camisetas dos jogadores, ninguém está prestando atenção, mas a informação está sendo gravado no nosso sub-consciente, e dá retorno, as empresas sabem disso.

C) Subliminar Interno: Mídia impressa

Este tipo de subliminar é aquele mais encontrado, isto porquê são várias formas de vicular as mensagens, através de rótulos de produtos (alimentos, perfumes, bebidas, cosméticos, etc), vestuário, encartes, brindes, etc. Estamos sendo bombardeados por estas mensagens no dia a dia, sem que possamos dizer, NÃO, realmente é uma covardia, e as empresas publicitárias usam esta ferramente descaradamente pois não existe uma legislação no Brasil que trate do assunto.

Vamos ver alguns exemplos:

Vemos vários painés dentro do cinema veiculando três filmes, Super Homem, Eragon e X-men, se verificarmos com cuidado vamos identificar apalavra SEX, S de Super Homem, E de Eragon e X de X-men. Estas formas de persuasão, estão ligadas diretamente com os nossos prazeres inibidos, retraídos, que são eles: o sexo, a morte e a auto destruição.
Quanto ao sexo: nota-se que é o tipo de interação humana de maior controle moral. Desde pequenos nos interessamos por ele, e desde pequenos isto nos é retraído. Podendo ser pelo simples fato de quando pequenos termos saído pelado na rua, e de longe ter a mãe a gritar: -"Meu filho, vai botar uma roupa!".


Este é um cartaz do filme "Silêncio dos Inocentes", o rosto de uma moça com uma mariposa na boca. Você consegue visualizar algo de anormal! Então me acompanhe, vamos dar um zoom nesta borboleta  e ver o que acontece.













E agora consegue ver algo, o que parece a cabeça da mariposa, será que é uma caveira, ainda não, então mais um zoom para ver o que temos aí.







 
E agora o que você vê! Uma cena de sexo, na realidade um bacanal,
e esta mensagem é gravada no nosso cérebro

Este é um rótulo da cerveja imperial, aparentemente está tudo
normal, você consegue ver o que está acontecendo dentro destes
círculos vermelhos, não, então fique sentado que você pode se
chocar com com o que seus olhos verão!
Vamos dar um zoom e ver.


Verificamos bonequinhos em cenas de sexo explícito, você acredita!




Este é a propaganda de um gel feminino, preste atenção onde
a moça está sentada, precisa dizer mais alguma coisa!


Agora vamos ver vários exemplos de subliminares focando sexo, preste atenção



















Na última parte deste material você vai ser orientado o que fazer para se proteger destes subliminares, que Deus te abençoe e guarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário