terça-feira, 28 de setembro de 2010

Contaminação Subliminar - Nos Games

O Subliminar nos Games

As mensagens subliminares nos games estão posicionadas de forma tal que passam despercebidas pelos usuários. Quando a criança está jogando, por exemplo, sua visão está focada no centro da ação: os lutadores, os carros, motos, etc. e todo o cenário, como acontece nas Histórias em Quadrinhos, são captados pela visão periférica e vão para o subconsciente.


Quando analisei o 'Duke Nukem' pedi que a pessoa que estava auxiliando na pesquisa, movesse a ação do jogo não em frente, mas que se detivesse mais vagarosamente nos cantos, nas calçadas, etc. Para nossa surpresa, verificamos que existe uma quantidade considerável de simbologia escondida na região periférica.
Muito dessa simbologia remete ao ocultismo, que é o tema principal de mais de 90 % dos games.


O mesmo aconteceu quando analisamos 'Carmageddon'. O nome vem de uma junção de Car = carro, em inglês, e Armagedon, que é a 'batalha final' apocalíptica. A placa do carro é 666, que de acordo com o livro de Apocalipse é o 'número da besta'. Nas paredes estão escritas frases que fazem apologia ao crime. É bom lembrar que este jogo, é um dos três que foram proibidos no Brasil, pelo Ministério da Justiça, mas que pode ser encontrado em qualquer esquina ou camelô, a preço de bananas. O objetivo maior deste jogo é atropelar velhinhas e crianças, que se ajoelham pedindo clemência ante o carro que se aproxima para matá-los.



QUAKE: Este é outro game cheio de simbolos ocultistas, são tantos que já fazem parte do cenário sem que venhamos a prestar aenção. É um jogo que nos rmete ao oculto, com magias, demônios, monstros, etc.


DOOM: Além de ser um jogo violento com muito sangue, as paredes estão cheias de simbolos ocultistas, principalmente o pentagrama invertido, e no final do jogo, no último nível, ao passar por todos os adverssários, uma plataforma se levanta formando uma base enorme que quando vista de cima visualizamos o pentagrama.


Veja este vídeo com algumas cenas


Abaixo alguns exemplos de simbologia ocultista
encontrada nos games:



  



O que temos colocado diante dos nossos olhos?



A psicologia, a psicopedagogia e a ciência em geral não tem mais duvidas de que o sadismo virtual faz mal às crianças, adolescentes e jovens. Depois de entrevistar 200 crianças entre 8 e 13 anos, a psicóloga Maria Isabel Leme, da Universidade de S. Paulo, não tem mais dúvidas de que o videogame pode realmente estimular a agressividade. Ela notou também que as crianças com comportamento menos hostil costumam se distrair com atividades variadas, entre elas o esporte. Já a turma dos irritadinhos fica horas concentrada nos jogos. O vício, a passividade, a agressividade e dessensibilização, são apenas alguns de seus efeitos mais perniciosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário