quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Contaminação Subliminar - Nas Histórias em Quadrinhos

Há muito tempo as histórias em quadrinho fazem parte do nosso dia a dia, e, talvez por esta razão não tenhamos percebido que além de um simples lazer elas são tambem um potente meio de propaganda comercial, educativa, política, ideológica, religiosa, etc.

 As histórias, harmonizando texto e imagem, grafismos, cores transportam o leitor desde a mais tenra idade, a um mundo de fantasia. Neste mundo, na maioria das vezes, o aficcionado se desliga da sua realidade e passa a viver a utopia das histórias, como personagem principal, coadjuvante ou apenas como simples 'carona', numa viagem ao mundo primitivo, ao velho oeste, ou até mesmo a uma excursão interplanetária.

As mensagens nas HQ podem ser consideradas subliminares, devido ao fato de que o leitor se 'prende'à emoçao do texto, focando praticamente só os balões onde estao inseridos, enquanto a visão periférica capta as imagens de relance, lançando seu conteudo ao subconsciente.


Vamos ver este exemplo simples, o Horácio sempre vai dormir em cima do pico de uma montanha e o seu amigo Teco-donte pergunta o que tem de tão especial aquela montanha, e o Horácio responde que não sabe, mas que levanta toda manhã revigorado. Ao fundo nós vemos a silueta de uma mulher nua onde a montanha representa os seios dela. Parece engraçado e até inofensivo, mas este tipo de mensagem vai despertar o desejo sexual das crianças antes do tempo, por isso é que temos visto adolescentes de 12 anos engravidarem.




  
  
Esta é a capa de uma Revista em Quadrinhos, aqui vemos o Elomar passeando com sua namorada e uma moça está passando e chama por ele. O sublimistá localizado no canto direito na parte de baixo, veja ele ampliado, é um casal que está na janela com uma faixa escrito "JÁ". Mas o que quer dizer, na época havbate pelas "diretas já" e foi uma maneira de passar esta mensagem.



Este é um exemplo muito interessante. O quadrinho começa com uma cena na praia, onde tem duas moças pegando sol, aparece bra, começa a tirar a roupa, mostra seu corpo escultural, faz bananeira, flexão, marabalismo, tudo para impresionar a garota, até que ela se levanta, pega sua bengala e vai embora, é muito cômico, se não fossem os subliminares embutidos nesta história. Vamos ver quadro a quadro e você vai se surpreender com o resultado.
No segundo quadro vemos no fundo uma moça
desfilando de top les. Para á que ela está indo,
vamos verificar.

No quarto quadro, no fundo a esquerda na parte
de baixo verificamos que ela foi se encontrar
provavelmente com seu namorado,
mas o que será que eles vão fazer,
preste atenção no próximo quadro.

Ela sentou em sima do namorado e começaram
a se beijar, mas será que é somente isso que
está acontecendo, vamos ver o próximo quadro

Não acredito, será que é isso mesmo que
estou vendo, eles estão fazendo sexo no meio
da praia, que coisa.

E agora toda satisfeita senta ao lado do namorado


E no sétimo quadro visualizamos ao fundo
alguém fazendo um gesto obceno.


Vamos ver um vídeo e descobrir como é fácil fazer um desenho
com um subliminar embutido, preste atenção você vai se surpreender








Nenhum comentário:

Postar um comentário